Powered By Blogger

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Patrulha Ambiental doa mudas de Moringa oleífera


No próximo domingo, (19/02) a partir das 16:00 horas, o grupo Patrulha Ambiental Itinerante estará realizando um trabalho de doação de mudas na praça do Hospital Santa Maria em Araripina.

Originária da Índia, na medicina indiana há relatos de propriedades medicinais atribuídas para várias partes da árvore. No Brasil, a farinha da folha desta espécie é utilizada pela Pastoral da Criança, em estados do Norte e Nordeste do país para alimentação de populações com carências nutricionais. No interior de São Paulo (Marília) há um projeto «Moringa Oleífera» - A árvore da vida» em parceria do Trees for Future e do Instituto Sócio Ambiental Árvores para o Futuro (ISAAF) que utiliza a farinha da folha de moringa em escolas do estado de São Paulo.


As folhas, vagens e ervilhas verdes da Moringa Oleífera possuem um elevado volume concentrado de nutrientes facilmente digestíveis, de vitaminas A, B, C, D e E, além de Ferro e de inúmeras proteínas.


Suas propriedades melhoram o sistema digestivo, incrementa o metabolismo, reforça o sistema imunológico, a saúde e o bem-estar. As folhas verdes possuem também propriedades cicatrizantes capazes de agir de forma positiva na reconstituição de cortes, arranhões e queimaduras. 
As sementes amassadas adicionadas à água contaminada chegam a eliminar 90% dos germes/bactérias e reduzir significativamente a turbidez, decantando as impurezas e tornando-a razoavelmente potável.

As folhas, vagens, botões, flores e sementes podem todos ser consumidos. Os botões e as flores devem ser cozinhados, as folhas podem ser consumidas cruas, colhidas diretamente da árvore e consumidas no local, ou podem ser adicionadas a saladas ou patês.
Muitas pessoas em países ao redor do mundo as consomem com frango, peixe, carne de porco, carne de vaca, cordeiro ou outra carne, ou elas podem ser levemente salgadas e consumidas como um acompanhamento.
As folhas da Moringa podem efetivamente ser adicionadas a sopas, guisados, arroz, grãos ou assados. Quando adicionadas a um prato principal, é mais benéfico adicionar as folhas ao final do tempo de cozimento, para preservar tantos nutrientes quanto possível.
 

É considerada por botânicos e biólogos, um milagre da natureza. Uma esperança para o combate da fome no mundo. Rica em vitaminas e sais minerais, ela tem, segundo os estudos mais recentes:
a) Sete vezes mais vitaminas C que a laranja;
b) Quatro vezes mais cálcio que o leite;
c) Duas vezes a proteína do Iogurte;
d) Quatro vezes mais vitaminas que a cenoura;
e) Três vezes mais potássio que a banana;
f) 27% de proteína, equivalente à carne do boi;
g) Mais ferro que o espinafre;
h) Vitaminas presentes: A, B (tiamina, riboflavina, niacina) C, E, e beta caroteno.
i) Minerais presentes: Cromo, Cobre, Fósforo, Magnésio, Manganês, Potássio, Selênio e Zinco

As mudas a serem doadas serão, em primeiro plano, as de Moringa Oleífera, porém, haverá doação de mudas nativas como: Jatobá, Mulungu, Barriguda, Pau Mocó entre outras.

Fonte: Moringa oleifera, Uma Planta de Uso Múltiplo, Maria Salete Alves Rangel, EMBRAPA,1999
Fonte: Raquel Brunelli  DRT/MS – 113, Embrapa Pantanal, Corumbá (MS)
Fotos: Patrulha Ambiental
Imagens: Gogle

5 comentários:

  1. Parabéns pelo seus lindo trabalho.Deus os abençoe e prospere a cada um que faz parte desse projeto.

    ResponderExcluir
  2. Voces ainda diam.mudas da moringa oleifera? Se sim, me inform como faço para receber duas mudinhas, uma para m e outra p vizinha.Unico contato é por e-mail
    elisetecampaner@gmail.com Moro no Paraná,obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria de receber mudas muringa oleifera.
      Agradeço atenção

      Excluir
  3. Boa tarde !!!Gostaria de dece
    Ver uma mud

    ResponderExcluir
  4. Um ótimo dia a todos. Primeiramente parabéns pelo trabalho. Eu também gostaria de um muda de moringa oleifera,como faço para conseguir uma, moro na região metropolitana de Belo Horizonte.

    ResponderExcluir